Como Solucionar o Erro SSL/TLS no Windows 10

Veja como corrigir o Erro SSL/TLS no Windows 10. Este erro é referente a problemas de comunicação com o Protocolo TLS da SEFAZ nas emissões de Nota fiscal eletrônica (NFe).  

Geralmente os erros apresentados são: 

  • A conexão subjacente estava fechada: Não foi possível estabelecer relação de confiança para o canal seguro SSL/TLS. 
  • Não é possível encontrar a tabela 0.
  • Há problemas de comunicação com a Sefaz, favor aguardar alguns instantes e tentar novamente. 

Neste artigo, você irá acompanhar as possibilidades de como corrigir o Erro SSL/TLS: 

  • Como editar no Windows 10 as permissões das cadeias do certificado. 
  • Quais programas verificar para impedir o Erro SSL/TLS.

 Confira o passo a passo de como realizar a correção no Windows 10: 


1. Pressione a tecla Windows + R, em seguida digite o comando certmgr.msc e depois clique em ‘Ok’.

errossl-tls-passo1.png

2. Após executar o comando, clique na pasta ‘Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis’ e depois clique em ‘Certificados’. 

errossl-tls-passo2.png

3. Busque pelas cadeias e caso encontre duas cadeias de nome “Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5”, delete a de finalidade para que funcione corretamente: 

errossl-tls-passo3.PNG

4. Depois pressione o botão direito do mouse em cima da outra cadeia de final v5 que contém a finalidade <todos> e no menu suspenso clique em ‘Propriedades’. 

errossl-tls-passo4.jpg

5. Em seguida, marque a opção ‘Ativar todas as finalidades deste certificado’ e depois clique em ‘ok’.

errossl-tls-passo5.png

6. Tente emitir novamente a nota fiscal eletrônica.

Outro Erro SSL/TLS é a conexão subjacente estava fechada: Não foi possível estabelecer relação de confiança para o canal seguro SSL/TLS. 

Este erro geralmente é provocado pela exigência da Receita Federal em maiores seguranças nos computadores. 

Veja algumas possibilidades de resolução deste problema: 


  1. Feche o App Desktop, retire e depois retorne o certificado do computador e reinicie o Desktop. 
  2. Atualize o seu Windows. Clique no menu iniciar e localize o programa Windows Update; verifique se tem atualizações disponíveis e atualize. Em seguida, reinicie o PC e tente emitir a nota novamente.
  3. Instale as cadeias do certificado digital e o administrador token.
  4. Desinstale e instale novamente seu certificado digital e tente emitir a nota. 

Recomendamos verificar com a sua certificadora sobre os drivers do seu certificado! 

Caso o problema com o Erro SSL/TLS persista, entre em contato com a nossa equipe de suporte. 

Pronto! 

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